sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Arte rupestre: Manifestações teatrais e visuais

O que é Teatro e o Teatro Primitivo.
O entendimento de que teatro é se transformar em outra pessoa nos remete a pensarmos na idade desta linguagem artística. A imitação é o primeiro caminho para a representação, ela surge muito tempo atrás na idade do Gelo, cerca de 10.00 a 35.000 anos atrás, nossos antepassados já representavam cenas de caça. Assim se iriam caçar naquele dia eles “encenavam” fazendo de conta que eram os animais e os caçadores, acreditavam que desta maneira teriam sucesso na empreitada.
Sítio Xique-Xique I Carnaúba dos Dantas – Seridó - RN
Mas perceberam que nem sempre isso funcionava e começaram a acreditar que existia alguma coisa além do que conheciam, algo mágico que controlava as forças da natureza, surgiram os deuses invisíveis e agora eram feitos rituais. Podemos imaginar que no principio esses rituais eram representados em grupos. Para representar um papel surge um elemento essencial do teatro: a máscara.
 Sabemos que teatro é uma Arte. Mas o que é Arte?  Simplificando todas as definições possíveis, podemos entender arte como o contrário da natureza, onde tudo é como é, toda a arte é artificial, toda obra foi criada por alguém que queria comunicar e expressar sentimentos, pensamentos ou deduções. Devemos esclarecer que a interpretação do que foi comunicado nem sempre é a ideia original do artista. Ao assistirmos uma peça ou observarmos um quadro o artista não terá certeza da recepção da mensagem, cada observador ou platéia construíra sua interpretação.
1)      Atividade de mímica: Em grupos deverão apresentar na ordem:
a)      O que estou comendo
b)      O que estou vendo
c)      O que estou pegando

2)      Atividade de desenho: Um de cada grupo recebe orientação do outro grupo para tentar através de desenho comunicar um Onde (lugar).
O artista que utiliza apenas o corpo como instrumento de comunicação é o representativo primitivo da arte cênica. Margot Berthold contextualiza o ator como a manifestação do pré-histórico e do moderno, e acrescento o contemporâneo em seu próprio corpo. O maestro do silêncio Marcel Marceau e Michael Jackson são exemplos contemporâneos da expressão através do corpo. Assista os vídeos sobre os dois artistas.
Esta capacidade de se transformar em artista que esta acima das leis cotidianas e a presença do espectador se repete no decorrer de diferentes momentos da história e expressa a essência do ser humano sempre ligada a Arte. O que diferencia  apresentações com propostas teatrais são os acessórios que os períodos utilizavam.
O artista de culturas primitivas arranja-se com um chocalho de cabaça e uma pele de animal; a ópera barroca mobiliza toda a parafernália cênica de sua época. Ionesco desordena o palco com cadeiras e faz uma proclamação surda-muda da triste nulidade da incapacidade humana. O século XX pratica a arte da redução. Qualquer coisa além de uma gestualização desamparada ou um ponto de luz tende a parecer excessiva.” (Berthold, 2008 pg 1)

Curiosidades:

 “Nas mais diversas culturas, o problema da morte está sempre presente,  veio a ser determinante para o aparecimento dos dois gêneros básicos do futuro teatro. Com o problema central sendo sempre como vencer a morte, dois caminhos vão sendo encontrados nos textos teatrais, que tratam sempre das  atividades humanas: ou o heróis vence a morte por seus feitos e valores, permanecendo sempre vivo na memória da comunidade, o caminho que resulta no aparecimento da tragédia; ou o homem vence a morte perpetuando-se em seus filhos, o caminho mais alegre das comédias. É justamente em função dessa origem que a grande maioria das comédias, até hoje, trata, direta ou indiretamente, de sexo."
Retirado do livros O teatro explicado aos meus filhos de Bárbara Heliodora,  página 11.

"Temos na antiguidade grega o surgimento do teatro como a história de Dionísio apresentada para todos em contrapartida deste mesmo período temos as mulheres em Elêusis na Grécia que comemoravam a colheita do milho, entretanto esta manifestação potencialmente teatral não leva ao teatro, devido seu caráter secreto o que não possibilita a troca entre ator e platéia essencial no teatro. " 
Retirado do livro A história do Teatro Mundial de Margot Berthold.
Atividade 3 : Exercício de interpretação em dupla. Uma pessoa deve ficar com as mãos para traz enquanto a outra colocara os braços no arco que se forma do braço do amigo(a) para simular que são os braços do colega. Quem está aparecendo deverá ler algo ou improvisar enquanto o outro movimenta seus braços e mãos.
Atividade 4: Cena para improvisação: O grupo deverá elaborar duas cenas uma com o uso de uma tecnologia e outra sem.

Atividade
Conceito

1


2


3


4


ARTE RUPESTRE
Estranhos começos – Ideias iniciais sobre o conteúdo.
Ignoramos com a Arte começou,  assim como é difícil imaginarmos como a linguagem teve início.Se a Arte é construção, pintura  e escultura ela existe junto com o surgimento de todos os povos. Se for encarada como objeto de luxo e artigo de museu, estudaremos a Arte em um contexto histórico recente.
Não iremos estudar a capacidade técnica desde período. Mas suas ideias. É importante entender isso desde tória deprincípio, pois a história da Arte, em seu todo, não é uma história de progresso na técnica, mas uma história de ideias, concepções e necessidades em permanente evolução.
Das paredes das cavernas aos muros da cidade.
O chamado Homem de Cro-Magno, há aproximadamente 25 mil anos, ainda habitava as cavernas e em seu cotidiano fazia rituais que ele considerava vitais, pois por meio deles, cultuava os deuses em que acreditava. Esses deuses são hoje chamados de “animistas” que são os elementos da natureza como o sol, a lua, o vento, a chuva, ou seja, elementos que o homem pré-histórico podia perceber e que influenciavam diretamente em sua vida.
Foi com intenção ritualística que surgiram as primeiras pinturas rupestres que constituem registros que permanecem até a atualidade e auxiliam inclusive na compreensão, por parte de historiadores e arqueólogos, sobre como era a vida naquela época.
O “artista-caçador” escolhia uma parede de difícil acesso para pintar, e lá retratava o animal tal qual era visto na natureza, utilizando como material o carvão, a seiva de plantas e de frutas, argila, fezes e sangue de animais. Alguns pesquisadores podem afirmar que para o homem pré-histórico, não era só a imagem do animal que era mágica, mas a própria parede da caverna. E você, se acreditasse que a parede de sua casa é mágica o que representaria lá?
Você sabia que no Período Paleolítico não eram desenhados seres humanos? Sua representação pictórica começa a acontecer no Neolítico, quando se fixam em locais e começam a perceber seu cotidiano e representá-lo através de imagens .  Nelas dá para perceber a convivência entre homens e animais, o que mostra que os homens já os domesticavam nessa época. Para estas representações, o homem continuava utilizando elementos da natureza, porém suas pinturas agora são mais simplificadas do que no Paleolítico.
Neste período da história da Arte o “artista” não tinha a intenção de fazer Arte,  as imagens tinham uma função, eram “usadas” e não contempladas. Acreditava-se que estavam certos da crença do poder produzido pelas imagens. Hoje podemos observar tribos que além da imagem utilizam a dança para terem vitória nas caças e como forma de devoção.
O termo artista, entendido como aquele que se dedica às Belas Artes ou que delas faz profissão, é aplicado somente a partir do século XV, tanto é que até o século XIV o artista era considerado um artesão ou artífice.
O termo rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes. Vocês podem se perguntar, “muros grafitados são arte rupestre?”. De certo modo sim: é arte rupestre contemporânea.
Na arte rupestre não se definia o que é arte. Mas de qualquer forma, as marcas deixadas por eles são um registro de uma tentativa de se expressar graficamente e deixar sua maneira de pensar e agir.
Há várias teorias desenvolvidas, sobretudo a partir do século XIX, relacionadas ao porquê de o homem pré-histórico deixar suas marcas. Entre elas, acreditava-se que essas pinturas e gravuras feitas nos paredões de pedra pudessem ter um valor mágico. Teriam a função de representar previamente o sucesso que o grupo pretendia ter em uma caçada a ser realizada no dia seguinte, por exemplo. De qualquer forma, em diversos lugares do mundo podemos encontrar sinais de expressão humana, registrados por meio de pinturas e incisões. Alguns dos registros mais antigos são os das impressões das próprias mãos do homem, espalmada sobre as pedras. Especula-se que nossos antepassados tenham observado que suas mãos sujas de lama ou de sangue poderiam ter sua forma fixada sobre a superfície, deixando marcada a passagem por aquele lugar.
São diversos os temas encontrados nos sítios arqueológicos. Entre eles figuras de animais, de pessoas, cenas do cotidiano (Neolítico) e em alguns casos grafismos abstratos, formas que lembram espirais, treliças, polígonos – como estrelas e triângulos – e linhas onduladas.
Os materiais usados nessas pinturas eram as terras ricas em óxido de ferro para as tonalidades avermelhadas, aquelas com dióxido de manganês para os marrons, o pó do carvão para os pretos e o caulim para o branco. Já as gravuras eram produzidas, em geral, utilizando a ação de uma pedra sobre a outra para fazer sulcos ou polimento por fricção.
A pintura foi uma das primeiras marcas materiais que o homem deixou sobre a Terra. Ao longo dos séculos, essa atividade se transformou, as tintas e as ferramentas mudaram. No entanto, a proposta continua a mesma: registrar o modo de pensar e as aspirações de uma sociedade em uma determinada época.
Hoje vários artistas utilizam as paredes e ruas para se expressar, na essência não existem tantas diferenças, a Arte é a expressão do ser humano em diferentes momentos da história.

1)      Questionamento: Qual é a relação entre arte rupestre e grafite? Faça uma pesquisa sobre os dois temas e entregue. Uma folha basta.

Você conhece Basquiat? Gustavo e Otávio Pandolfo? Julian Beever? Esses são artista contemporâneos que utilizam como suporte tudo que estiver ao ar livre. Além de espetaculares eles aproximam a arte de todos os cidadãos. Lembrando que você só vai respeitar e entender algo se isto fizer parte de seu cotidiano.

2)       Reflita: Onde existe Arte em seu cotidiano???

Vamos assistir a vídeos dos artistas, conhecer um pouco de suas obras e assistir o filme de Julian Schnabel sobre a vida de Basquiat ( 106 minutos).

3) Vamos cobrir as paredes com papel pardo e usando desenho, palavras, colagem e tudo o que quisermos deixar para a comunidade do futuro NOSSA MENSAGEM.

Atividade
Conceito
1 questionário

2 reflexão

3 produção



Referências
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro, São Paulo: Perspectiva, 2010.
HELIODORA, Bárbara. O teatro explicado aos meus filhos, Rio de Janeiro: Agir, 2008.
PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da Arte. São Paulo:Ática,2005.
VOU POSTAR O SITIO DOS FILMES AGUARDEM

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